Programação especial marca 30 anos do Mercado Público de Santa Rosa

0
454

Lideranças, imprensa e comunidade participaram do ato em comemoração aos 30 anos do Mercado Público Eclair Moraginski, que recebeu melhorias em sua infraestrutura, e do lançamento da nova identidade visual do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, nesta quarta-feira (08/10). O Mercado Público de Santa Rosa foi inaugurado oficialmente em 6 de agosto de 1988.

O público pode conferir a nova iluminação no entorno com luminárias modernas e renovação do passeio público, custeados pela Administração Municipal. Também foram realizadas melhorias na identificação e nova pintura do prédio. A Prefeitura disponibilizou a tinta e os pintores para as melhorias na área externa. O Encontro Estadual de Hortigranjeiros custeou a mão-de-obra para a pintura dos boxes vazios, a renovação do letreiro principal de identificação do Mercado Público, a confecção de novas placas de identificação para os espaços dos expositores e na área externa, bem como contribuiu na organização do jardim. Os feirantes ficaram responsáveis pela mão-de-obra da pintura de seus espaços.

O Mercado Público conta também com sistema wi-fi para acesso dos feirantes.

A celebração dos 30 anos do Mercado Público é resultado da construção de diversas parcerias e apoio da comunidade. “Os alimentos que aqui estão são frutos de muito empenho e de muito trabalho dos produtores. Para consolidar este espaço contamos com a parceria da Emater e da Administração Municipal”, afirmou o presidente da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), Valdenir da Silva.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância da parceria e da resiliência dos envolvidos para a consolidação da história e colocou a instituição à disposição para o assessoramento aos produtores desde a produção, a gestão até a comercialização de seus produtos.

No evento, o público pode degustar também alguns dos produtos comercializados pelas agroindústrias locais, assim como conhecer alimentos que possuem soja em composição, uma novidade da agroindústria Forster que passa a integrar as opções oferecidas para comercialização.

Em virtude da ocasião especial, a feira esteve aberta ao público durante a manhã e a tarde. “Nesta sexta-feira, mesmo sendo feriado municipal o mercado público também estará aberto. Em diferentes momentos, tentamos atender às demandas dos agricultores e do público consumidor que nos prestigia”, reiterou o diretor da secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, Elemar da Rosa.

Nova identidade do Encontro Estadual de Hortigranjeiros

Na ocasião também foi apresentada a nova identidade visual do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, evento que se consolidou a partir do envolvimento dos expositores do Mercado Público, representados pela Aprhorosa, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Santa Rosa. “O primeiro Hortigranjeiros, em 1983, fica guardado na memória e traz muita emoção ao lembrarmos da simplicidade com que se iniciou e os grandes resultados que teve. Diante da grande demanda do público, todos os produtos foram comprados em poucas horas e o evento durou apenas um turno, mostrando que estava iniciando-se ali uma grande história, apoiada pela comunidade”, recordou o prefeito Alcides Vicini, que acompanhou a primeira edição do evento.

Aldir Mallmann, presidente da 33ª edição do Hortigranjeiros, que acontece de 9 a 13 de outubro de 2019, lembrou também que a inauguração do mercado público em 1988 atendeu a uma antiga reivindicação manifestada pelos produtores desde o 1º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Assim, paralelamente à 6ª edição do Hortigranjeiros, ocorreu a inauguração do mercado público e os produtores, que vendiam seus produtos ao ar livre na Rua Santos Dumont, passaram a contar com um espaço amplo e adequado para a comercialização.

Desde então, evoluíram as tecnologias de produção e as formas de comercialização de hortigranjeiros, assim como o Encontro Estadual de Hortigranjeiros tomou proporções de público antes inimagináveis, superando 100 mil pessoas em cinco dias. Diante do novo momento que o Hortigranjeiros vive, uma nova identidade visual foi construída e apresentada pelo diretor da LM Propaganda Romeu Uhlmann. “É uma marca que leva em conta os pilares da diversificação da produção e da tecnologia hoje presente em propriedades com pequenas áreas, mas com grandes resultados”, explicou Romeu.

O Mercado Público

A trajetória do Mercado Público marcou a história de Santa Rosa, que comemora seus 87 anos neste dia 10 de agosto. Criado pelo prefeito Erni Friedrich e pelo secretário de Agricultura da época, Eclair Kruger Moraginski, o Mercado Público teve como primeiro presidente o técnico agrícola Denir Frosi, que também era expositor.

No ano de 2007, através de uma indicação do vereador Nelci Dani, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Alcides Vicini, a Lei Municipal nº 4264 oficializou o nome do Mercado Público Eclair Moraginski.

Atualmente, 40 expositores recebem ao público nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui