A alvorada espiritual

0
208

O nascimento de Jesus Cristo marcou a história terrestre, não simplesmente pela passagem de um ser místico, com feitos maravilhosos e cheios dessa mística encantadora, mas principalmente pela concretização de uma vida ímpar, que contemplava o equilíbrio com todos os que conviviam consigo, como uma influência que, no Seu presente, foi sutil e acolhedora, e posteriormente, numa análise mais madura e abrangente da Sua vida, foi transformadora, revolucionária.

O caráter revolucionário da passagem de Jesus nada tem a ver com as revoluções às quais estamos acostumados, tão cheias do ódio, da violência e do sectarismo, entre outros vícios dos quais a mensagem de Jesus, Mestre e Amigo da Humanidade, veio nos libertar. A Sua mensagem é de paz, de brandura firme, ativa, e de uma fraternidade universal. A revolução a que nos referimos é no sentido de revolver, mexer com os conceitos e, utilizando-se do mesmo material humano, converter a nossa realidade conflituosa em quadro harmônico de colaboração, de convivência harmoniosa. E isso consiste em um processo, cujo início se perde na poeira dos milênios, mas foi marcado pelo nascimento desse Mestre que personifica os atributos divinos da forma mais próxima possível dos homens, e que um dia alcançará sucesso, será obra pronta, a nos contemplar de forma que ainda buscamos compreender.

De qualquer forma, é certo que não foi em um 25 de dezembro que Maria de Nazaré foi acomodada por José da Galiléia em um estábulo, uma gruta… e lá deu à luz o Jesus anunciado pelos anjos, como uma alvorada moral, o nascimento de um sol, a surgir do seu ventre… mas enquanto não conseguirmos repetir a conduta pacificadora do Cristo durante o ano inteiro, que o último dia 25 do ano continue nos fazendo pensar naquele sentir amoroso, de pai, de mãe, de irmão, revolvendo os sentimentos mais puros no nosso coração, lá instalados pelo próprio Deus, para que da mesma forma experimentemos acolher quem estiver à nossa volta, até que esse sol passe a iluminar todos os nossos atos e pensamentos.

LUÍS DE ALBERTO

Apoiadores:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorEstudo indica que setor varejista acredita em melhora para os próximos meses
Próximo artigoMiguel, Arthur e Alice foram os nomes mais registrados no Rio Grande do Sul em 2017
Horas de Luz
"Dedicamos esse espaço virtual para divulgação e exposição de ideias que visam o desenvolvimento espiritual humano, sem pretensões de deter a razão, mas compartilhar opiniões, com enfoque na Doutrina Espírita, que respeita a todas as manifestações religiosas, compreendendo que Deus, perfeitamente amoroso e justo, sabe conduzir a liberdade das manifestações humanas para a realização da sua plenitude, no amor e na justiça perfeitos. Que o bom-senso, derivado da conjugação de razão e coração, nos perdoe os erros e saiba extrair o que de bom nos oferece o debate."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui