Como Organizar Profissionalmente Suas Estratégias De Marketing Digital

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Sem dúvida alguma, fazer um bom planejamento estratégico é uma das partes mais importantes para o sucesso de qualquer empreitada. É a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.

Ao criar uma estratégia de marketing para lançar seus negócios digitais você estará um passo à frente de seus concorrentes.

É uma etapa essencial para te guiar em direção aos seus objetivos. Este artigo vai te auxiliar a organizar suas estratégias como um verdadeiro profissional de internet marketing.

Então vamos lá?

1.Defina seus objetivos
Ter bem claro quais são seus reais objetivos é essencial para o sucesso do negócio.
O que realmente você busca com seu projeto online?
Vender mais?
Captar leads?
Conquistar mais clientes?
Se tornar referência em seu nicho de mercado?
Criar uma audiência?
Ter mais visualizações?
Mais curtidas em seus posts?
Comentários?
Compartilhamentos?

2.Estabeleça metas
Uma vez definido quais são seus objetivos, comece a estabelecer metas.
Existe uma frase que resume muito bem a diferença entre objetivo e meta:
“Meta nada mais é que objetivo quantificado”.
Estabeleça métricas. Quanto tempo? Qual quantidade? Quais números? E assim por diante.
Antes de mais nada vale lembrar que uma meta deve seguir pelo menos estes princípios básicos:
– ser factível: ou seja, uma meta tem que ser possível de se alcançar;
– ser mensurável: isto é, possível de se medir, de se ter uma métrica;
– ser desafiadora;
– ter dificuldade moderada: metas fáceis não são motivadoras, por outro lado, metas muito difíceis são desanimadoras.

3.Defina seu público
Trace o perfil do seu público-alvo. Em internet marketing ele é chamado de Avatar.
A quem se dirige seu conteúdo?
Depois de definir seu público-alvo, crie um consumidor em potencial. Personifique com todas suas características. Crie o chamado Persona. Isso te auxiliará na hora de entender seu comportamento, suas dores, suas necessidades e seus desejos.
Para ajudá-lo a definir o seu Avatar segue um pequeno check list para que você possa usá-lo como guia.

Gênero: homem / mulher?
Qual idade?
Onde moram?
Quais são seus interesses?
Quais são seus problemas? Suas dores? Seus medos? Suas frustrações? (físicas / psicológicas)
Quais são seus desejos e sonhos?
No que ele acredita?
O que ele tem?
O que ele não tem?
O que ele é?
O que ele não é?

4. Identifique seus recursos
Faça listas de quais recursos você necessitará para seu negócio. Dívida em 4 partes:

1a. Recursos Humanos
Como você já deve ter percebido, para se ter sucesso em internet marketing hoje em dia você terá que agir como profissional. Certamente você terá habilidades em algumas áreas e necessitará de ajuda em outras. Contar com ajuda de pessoas é essencial à medida que seu negócio for crescendo. Forme sua equipe. Seja ela própria (funcionários) ou terceirizada (agências e/ou freelancers). Tenha sempre por perto pessoas para te ajudar naquilo que você não tem tanta habilidade. Só não delegue ou terceirize o seu ‘core business’ ou seja a essência do seu negócio. Aquilo que só você deve dominar e que gere valor para seus seguidores.

2a. Ferramentas Digitais
Em internet marketing você necessitará de ferramentas digitais para quase tudo que você irá fazer em seu negócio.
Essas ferramentas você poderá adquiri-las em separado ou poderá contratar uma plataforma de Internet Marketing com tudo integrado, como por exemplo a Plataforma Builderall, que é a mais completa plataforma digital do mundo e oferece planos com excelente custo benefício.
Para saber mais sobre a Plataforma Builderall você pode acessar o site https://www.plataformabuilderall.com. Neste site inclusive você pode fazer um cadastro grátis para conhecer as ferramentas e aproveitar os treinamentos que lá estão disponíveis gratuitamente.
Cada negócio terá suas necessidades específicas, mas de forma geral você terá que ter um construtor de sites responsivos, ou seja, que se adapte a qualquer dispositivo, um construtor de blogs otimizados para buscas, como o Google por exemplo, um sistema de e-mails auto responder, ou seja, que possam enviar e responder e-mails de forma automática, funis de vendas, dentre outros.

3a. Recursos Físicos
De quais recursos físicos você necessitará para seu negócio?
Quais equipamentos?
Qual local? Você terá um escritório ou um home office?

4a. Recursos financeiros
Quanto dinheiro você precisará para pôr seu negócio em prática?
Não se esqueça de separar uma verba de marketing, para pagamento da equipe, para contratação de ferramentas, para infraestrutura de maneira geral, dentre outras.
Lembre-se também que até o seu negócio começar a gerar lucro, você terá que arcar com as despesas do negócio, bem como as suas pessoais (moradia, transporte, alimentação, etc).

5. Elabore um cronograma de ações 4. Identifique seus recursos
Faça um cronograma com todas as ações necessárias para atingir as suas metas.
Aproveite e destaque quem da sua equipe será responsável por realizar cada ação.
Planeje o cronograma dentro de uma sequência lógica, e sempre que possível realizando primeiro as ações com maior grau de complexidade e dificuldade.
Após realizado todo este planejamento, as chances de sucesso de seu negócio serão muito maiores. Agora lhe resta botar o plano em prática. Muito ânimo e mãos-à-obra.

Dúvidas sobre o assunto ou sugestões de assuntos para os próximos artigos podem ser encaminhadas para o meu e-mail rodrigo@rmddigital.com.br ou no meu Whatsapp 55 99634-2761.

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Marketing Digital
Formado em Técnico em Mecânica, com diversos cursos na área de desenvolvimento pessoal, profissional, comunicação e vendas como o Immersion Training e o Ultrapassando Limites. Especialista em Marketing Digital atuando na área como representante da mais completa plataforma de ferramentas digitais, com a criação de websites, estratégias de marketing, funis de vendas e muito mais! "Venho para somar com a equipe e contribuir com o crescimento do Portal Plural, gerar ótimos resultados aos parceiros e agregar muito valor ao público em geral."

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