Vinagre no esmalte e nas unhas funciona mesmo?

Confira quando o truque pode dar resultados e se ajuda a fixar mais o esmalte

0
166
imagem ilustrativa

A ideia de utilizar vinagre nas unhas antes de aplicar o esmalte é o tema da vez em vários blogs, vídeos e sites da internet. Mas será que isso realmente funciona?

Cabelos e unhas possuem estrutura muito parecida, uma vez que são formados pela mesma proteína especial, a queratina dura. Eu já expliquei em um artigo anterior sobre o vinagre de maçã e os cabelos. Nos cabelos, o ácido acético, juntamente com o ácido málico, substâncias químicas presentes no vinagre de maçã, têm a função de fechar as cutículas. O cabelo danificado fica alcalino, e o vinagre consegue equilibrar e ajuda a fixar o creme de tratamento nos fios. Com a diminuição do pH, as cutículas fecham e temos um aspecto brilhoso dos fios, com diminuição do frizz.

Já nas unhas, existem alguns tratamentos baseados em ácido acético que visam regularizar a superfície da lâmina, também através do equilíbrio do pH. Algumas medicações tópicas, como géis e esmaltes de tratamento, contêm essa substância em sua formulação.

O vinagre de vinho tem altas concentrações de ácido acético e de substâncias antioxidantes. Além disso, possui ação antifúngica e tem a capacidade de prevenir algumas micoses, mas não é suficiente para tratar uma micose já instalada.

Devido a sua capacidade de regularizar a superfície da unha ele poderia sim ser útil na fixação do esmalte, uma vez que as irregularidades, de diferentes causas, são um fator importante para que o esmalte perca sua adesão à unha.

Os géis de tratamento são duas vezes mais concentrados em ácido acético que o vinagre de vinho tinto. Além disso, o gel penetra mais a placa do que a um produto aquoso. Portanto, acredito que para algumas pessoas o vinagre não seja capaz de surtir o efeito esperado, mas está aí a explicação do que originou os posts do vinagre nas unhas.

Existe alguma contraindicação ao vinagre nas unhas?

Existem contraindicações, sim! Se você apresenta inflamação da pele ao redor da base da unha, se as suas cutículas pararam de nascer ou se você está com alguma alteração na unha, não faça isso!

Por ser um ácido, mesmo que leve, o vinagre poderá piorar esses quadros, levando a uma doença que chamamos de paroníquia crônica. Portanto, pessoas que mexem muito com água, ou cozinham o dia todo, devem manter as cutículas e evitar qualquer dano a elas, mesmo que seja com o vinagre.

Se você quiser testar essa dica da internet, evite passar sobre as cutículas e pare se sentir que a pele ficou irritada. Lembre-se que unhas quebradiças não são capazes de segurar o esmalte por muito tempo e podem ser sinal de que há alguma coisa errada com o seu organismo. Se tiver algum problema na sua unha, procure o especialista e evite dicas caseiras!

Fonte Minha Vida

Apoiadores:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo deixar o blazer mais descolado
Próximo artigoVocê sabe o que é uma auditoria tributária?
Repórter do Portal
O Repórter do Portal, é responsável pela atualização e gerenciamento do site (www.portalplural.com.br), também é quem mantem contato com os denunciantes e internautas, busca informações de relevância para serem postadas. O Repórter do Portal não tem partido assim postando acontecimentos bons e ruins e conteúdo que agregue valor para todos. O repórter sempre busca solucionar problemas que acontecem, e mostrar nossas belezas, nosso povo, e quanto é bom morar em Santa Rosa e região!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui