Conheça a androide que possui cidadania e direitos garantidos

0
263

Quem nunca imaginou um futuro onde nós conviveríamos com androides e robôs no cotidiano? Bem, aparentemente é para essa direção que nós estamos caminhando. Em outubro de 2017 aconteceu algo histórico que poucas pessoas sabem. Foi dada a cidadania de uma país para um androide. Em outras palavras, um robô agora é um cidadão e possui direitos em um país do oriente médio. Claro, isso foi um ato simbólico, mas abre os nossos olhos para o que pode estar vindo por aí.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pedacinho do futuro que está por vir. Conheça Sophia, o primeiro androide a possuir direitos e cidadania. A prova viva (ou quase isso) que um futuro tecnológico está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Quem sabe daqui alguns anos isso não se torne mais comum do que você pensa?

Sophia

Sophia nasceu na Harson Robotics e é tida como o robô mais avançado já feito pela empresa. Sophia se tornou mundialmente conhecida e chegou até mesmo a sair na capa de um famosa revista de moda. Não somente isso, ela já participou de diversos programas e já foi atração em vários shows. Sophia é considerada um robô de socialização avançado e consegue interagir com pessoas em diversos contextos.

Esse robô social consegue processar dados visuais, em outras palavras, ela consegue ver suas emoções e interagir com você. Dessa forma, ela consegue desenvolver um diálogo e até mesmo fazer piadas. Claro, ainda falta muito para conseguirmos desenvolver um robô como vemos nos filmes. Contudo, Sophia é o primeiro passo para uma nova forma de interação.

IA

Mas afinal de contas, o que seria Inteligência Artificial? Inteligência Artificial (ou I.A) foi um termo que surgiu em 1956. Foi mais ou menos nesse período que foi introduzido o processamento simbólico. Esse último, ao invés de ser um sistema baseado em número, baseava-se em um sistema que manipulava símbolos. Ele abriu portas para outras várias pesquisas. O grande questionamento fundamental para a I.A é: “Como fazer com que as máquinas compreendam as coisas?”

Colocando em outras palavras, I.A seria uma forma de emular a inteligência humana. Nós já temos algumas tecnologias desse tipo hoje em dia, mesmo que essas não sejam nada parecidas com o que vemos em filmes. Um exemplo simples e que passa despercebido é a Siri e o Google Assistent. A cada dia que passa, a inteligência artificial anda se desenvolvendo cada vez mais. Bem, reconhecendo isso, a Arábia Saudita resolveu fazer uma pequena homenagem para esse ramo do conhecimento.

Cidadã Saudita

Sophia, um dos robôs mais “inteligentes” do mundo, sendo a celebridade que é, acabou ganhando cidadania na Arábia Saudita. Essa conceição foi feita no fórum Future Investment Initiative que acontece no país e reúne investidores e desenvolvedores do mundo inteiro. A resposta de Sophia com certeza entrará para história da robótica: “Estou muito orgulhosa de receber essa distinção única. Ser reconhecida como a primeira robô no mundo com uma cidadania é algo histórico“.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui